Gravidade – Parte I

Formado em Artes Plásticas pela ECA-USP, Marcelo Simonka é um artista experimental. Desde fotografias, fotomontagens (para revisitar sua série “TRANCADO POR DENTRO”, clique aqui) e ilustrações, os trabalhos de Simonka possuem a alma de um artista do estranhamento: transitando pelos campos do onírico e do empírico, ou seja, sonho e realidade.

Quando o artista diz “Olho e vejo signos compreensíveis, mas impossíveis”, sua proposta de engenho se estrutura às ideias de Viktor Chklovsky sobre arte, onde a finalidade do trabalho artístico é “dar uma sensação do objeto como visão e não como reconhecimento”. A Série GRAVIDADE parte da utilização de formas reconhecíveis à natureza humana, contornos em suspensão, inseridas em mundos obscuros e enigmáticos. Reconhece-se a partir daqui os primeiros registros sci-fi na produção gráfica de Marcelo Simonka e, acima de tudo, um mergulho ao chamado ostranenie (estranhamento) – quando seus experimentos trabalham com a impressão inusitada de formas em novos ambientes.

Neste mês de agosto, o site Pararraios Comics tem o prazer em apresentar quatro séries de ilustrações do artista paulistano.

Lilli Ferreira


PARTE I

“OLHO E VEJO SIGNOS COMPREENSÍVEIS, MAS IMPOSSÍVEIS!”
ilustração digital de Marcelo Simonka

Clique nas imagens para ampliá-las: